Vídeo: autoridades investigam surgimento de imensa cratera no deserto chileno

Fenômeno tem gerado críticas a empresas de mineração.

Autoridades chilenas investigam o que pode ter causado a abertura de uma cratera no deserto do Atacama. O buraco é enorme, com 25 metros de diâmetro, e uma profundidade ainda não determinado. Imagens aéreas mostram o quão grande o buraco já é.

As autoridades não descartam a possibilidade de que o buraco abra ainda mais e há o alerta para que as pessoas tenham cuidado. A cratera esta localizada no deserto, mas a região não é tão isolada quanto se possa pensar.

Pesquisadores do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) receberam o alerta sobre o buraco no último dia 30, quando destacou pesquisadores ao local para realizar estudos. Não se sabe ainda o que pode ter causado o fenômeno.

Segundo David Montenegro, diretor do Serviço, estima-se que a cratera tenha cerca de 200 metros de profundidade. A princípio, as autoridades não suspeitam que a cratera possa oferecer risco às pessoas, mas que a população da região deve tomar cuidado.

Embora as autoridades ainda não tenham confirmado a causa do fenômeno, já circulam algumas teorias. O prefeito da comuna de Tierra Amarilla, Cristóbal Zuniga alega que a cratera se deve a atuação de extrativistas de cobre que atuam no local.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cristóbal Zúñiga (@cristobal.alcalde)

O local é explorado pela mineradora canadense Lundin Mining, que anunciou a suspensão das atividades subterrâneas na região onde a cratera surgiu. O caso tem gerado críticas ao processo de mineração na região e ganhado repercussão internacional.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.