Autoridades chilenas investigam o que pode ter causado a abertura de uma cratera no deserto do Atacama. O buraco é enorme, com 25 metros de diâmetro, e uma profundidade ainda não determinado. Imagens aéreas mostram o quão grande o buraco já é.
As autoridades não descartam a possibilidade de que o buraco abra ainda mais e há o alerta para que as pessoas tenham cuidado. A cratera esta localizada no deserto, mas a região não é tão isolada quanto se possa pensar.
Pesquisadores do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) receberam o alerta sobre o buraco no último dia 30, quando destacou pesquisadores ao local para realizar estudos. Não se sabe ainda o que pode ter causado o fenômeno.
Aparece Colosal Agujero de la nada 🤯
Aconteció un enorme socavón en la región de #Atacama de 25 m de diámetro y 300 m de profundidad es #monstruoso. Desconocen su origen. Los especialistas investigan la causa del #fenómeno y a la vez evitar el temor en la población…
Chile pic.twitter.com/DgVqmyrlpm— Realidad Distópica (@RDistopica) August 2, 2022
Segundo David Montenegro, diretor do Serviço, estima-se que a cratera tenha cerca de 200 metros de profundidade. A princípio, as autoridades não suspeitam que a cratera possa oferecer risco às pessoas, mas que a população da região deve tomar cuidado.
Embora as autoridades ainda não tenham confirmado a causa do fenômeno, já circulam algumas teorias. O prefeito da comuna de Tierra Amarilla, Cristóbal Zuniga alega que a cratera se deve a atuação de extrativistas de cobre que atuam no local.
Ver essa foto no Instagram
O local é explorado pela mineradora canadense Lundin Mining, que anunciou a suspensão das atividades subterrâneas na região onde a cratera surgiu. O caso tem gerado críticas ao processo de mineração na região e ganhado repercussão internacional.