Viagem, plano de saúde, escola particular: inflação e desemprego fazem brasileiro fazer cortes para ‘segurar firme’

Crise afeta até mesmo o emocional dos brasileiros.

A crise econômica enfrentada pelos brasileiros afeta a todos, de uma forma ou de outra. É verdade que, para algumas famílias, o problema afeta diretamente a segurança alimentar. Mas, para famílias de classe média, a redução da renda tem levado a cortes.

Segundo um levantamento feito pelo Instituto Locomotiva, a pedido da Folha, a maioria das famílias de classe média já foi forçada a fazer pelo menos um corte. Seja o corte de um plano de saúde, ou o cancelamento de planos de viagem, ou a troca da escola privada por uma escola pública, até mesmo a demissão de trabalhadores domésticos; pelo menos em um aspecto, a crise já gerou mudança.

O país vive uma agravada crise de desemprego, além de um aumento da inflação. A queda da renda média mensal tem feito com que as famílias brasileiras apertem o orçamento em alguns lados, para conseguir fechar as contas.

Além do momento delicado vivido, outro problema que afeta a população é a falta de perspectivas de uma recuperação. Para a maioria dos entrevistados, não existe esperança de que esses cortes sejam desfeitos para o ano que vem.

Essa falta de perspectiva afeta diretamente a situação emocional dos brasileiros. A regra agora é se segurar firme e esperar a fase passar, mas ninguém tem ideia de quando essa fase vai passar.

Para se ter ideia, no ano passado, o Brasil passou a ocupar o 85ª de uma lista com 195 países, que compara as condições de vida com base no PIB. Na América Latina, países como México, Argentina e Chile estão melhor colocados.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.