Os vermes intestinais surgem em nosso organismo quando ingerimos ovos de vermes que se alojam e se desenvolvem no intestino. A infecção pode ocorrer quando entramos em contato com ovos na terra, em carnes cruas ou em superfícies sujas.
Os principais sintomas de vermes intestinais são:
- Dor na região abdominal;
- Diarreia constante;
- Náuseas e vômitos;
- Coceira no ânus;
- Sensação de inchaço na barriga;
- Cansaço excessivo;
- Perda de peso sem explicação;
- Pontos brancos nas fezes;
- Alterações do apetite.
A ocorrência desses vermes é mais comum no intestino, no entanto, existem casos onde os vermes migram para outras partes do corpo e lá se alojam. As outras partes do organismo onde os vermes podem se alojar são o estômago, os pulmões ou o cérebro. Caso isso aconteça existem outros sintomas aos quais é preciso atentar. São eles:
- Náuseas;
- Vômitos
- Azia;
- Tosse;
- Febre;
- Dificuldade para respirar;
- Alterações neurológicas;
Existe ainda uma variação dos sintomas com respeito a idade. Já que o bebê não pode se expressar para indicar o que está sentindo, é importante ficar atento aos sintomas que transparecem para que seja iniciado o tratamento adequado. Os sintomas em bebês para os quais se deve atentar são:
- Vômitos;
- diarreia;
- cólicas;
- Falta de vontade de brincar;
- Barriga inchada que não melhora com massagem abdominal;
- Dificuldades para dormir
- Presença de vermes na fralda, ânus ou fezes do bebê;
- Pele amarelada;
- Retardo no crescimento.
O tratamento dos vermes intestinais
O tratamento dos vermes intestinais é feito com remédios e vermífugos específicos para o tipo de verme que foi contraído. Existem também medidas higiênicas que podem ser adotadas para evitar a transmissão para quem convive com você. Lave bem as mãos sempre que for ao banheiro e antes de manusear alimentos.