A bebida de soja é uma opção muito buscada por pessoas veganas e também por intolerantes a lactose, ou por aqueles que simplesmente não querem consumir leite de vaca. A bebida é geralmente associada a um estilo de vida saudável, mas na verdade esconde alguns perigos.
Não é para você sair desta matéria jogando o leite de soja pelo ralo e correndo para comprar leite de vaca. Fique calmo. Na verdade, você apenas deve ter cuidado e procurar conversar com seu médicos para decidir se continua na soja ou tenta outras bebidas.
A bebida de soja pode agir no seu organismo bloqueando a correta absorção dos aminoácidos, o que pode gerar problemas à saúde mais tarde; isso porque você acaba absorvendo mal o ferro, zinco e, em quantidade menor, o cálcio, presente nos alimentos.
A soja, de forma geral, é rica em ácidos graxos e isso pode agir de forma negativa no seu organismo, te tornando mais sujeito a inflamações. A bebida de soja também pode alterar seus hormônios, causando transtornos.
Outro problema associado à bebida de soja, que vem sendo evidenciada em alguns estudos, é a relação entre a bebida e a ocorrência de câncer de mama. Leite de soja não causa câncer de mama, mas pode te tornar mais sujeito a desenvolve-lo.
O leite de soja também pode desregular sua tireoide, causando transtornos. No corpo, quem consome leite de soja também pode sentir um aumento nas dores abdominais. Por fim, o leite de soja é profundamente desencorajado para bebês.