Mas uma vez o mundo está diante de uma doença contagiosa que pode se espalhar de maneira rápida. De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias online, ‘UOL’, 27 unidades federativas dos Estados Unidos estão sendo rastreados por causa de uma possível transmissão da varíola dos macacos.
Segundo as autoridades de saúde dos Estados Unidos, mais de 200 pessoas estão sendo monitoradas, isso porque elas tiveram contado com um homem morador do Texas que esteve em viagem na Nigéria, acabou contraindo a doença e todos aqueles que tiveram contato com ele nos voos precisam ser rastreadas.
Os passageiros e tripulantes que estavam nos voos podem ter sido expostos à doença e segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) a situação é realmente preocupante.
O homem é o primeiro caso registrado de varíola dos macacos nos Estados Unidos, desde o ano de 2003, ele foi levado para um hospital, recebeu o tratamento necessário e seu quadro de saúde é estável.
O paciente voou de Lagos, na Nigéria, para Atlanta, nos EUA, em 9 de julho, antes de embarcar para Dallas, onde foi hospitalizado, o CDC.
O CDC afirmou que está em contado com as companhias aéreas para saber e quais são os verdadeiros riscos para aqueles que estiveram com o viajante contaminado.
A varíola dos macacos é uma doença viral rara da mesma família da varíola comum, contudo, é menos grave, ela tem uma ocorrência maior em lugares remotos da África Central e Ocidental. Porém, é preciso ressaltar que a varíola do macaco pode se manifestar de maneira mais severa e um a cada cem casos pode ser mortal.