Antoine Flahault, é diretor do Instituto de Saúde Global da Faculdade de Medicina da Universidade de Genebra, ele comentou um pouco mais sobre o crescente número de casos da ‘varíola dos macacos’ que tem sido observado.
Diante disso, o especialista chegou a declarar que ainda é cedo para se falar de uma epidemia. Porém, é necessário que seja mantido a vigilância.
“Estamos assistindo ao surgimento de um processo inusitado que ainda não está claro se vai se tornar uma explosão epidêmica ou se limitar a uma disseminação mais contida. O número de casos notificados dobrou nos três ou quatro últimos dias, o que pode indicar o crescimento exponencial de uma onda epidêmica”, declarou ele, diante do assunto.
Apesar disso, Antoine, disse que o inicio de uma pandemia seria algo muito semelhante ao que se tem observado em relação a varíola dos macacos.
Ele ainda respondeu se estaria preocupado ou surpreso com o aumento dos casos.
Antoine ressaltou que é importante se manter em alerta. Além disso, acredita que seria mais eficaz isolar os poucos casos que foram detectados e iniciar uma quarentena, para assim evitar que se tenha uma alta propagação, pois pode se tornar algo realmente incontrolável.
Antoine também não descarta a possibilidade de uma pandemia mundial. Porém, ressalta que outros cenários parecem ser mais viáveis. Até o momento, não se teve uma taxa de infecção com potencial pandêmico.