Vacinas tem risco mínimo de não proteger, mesmo após duas doses; especialistas explicam

Entenda como a proteção pelas vacinas acontece.

Desde que o Brasil começou a aplicar a vacina contra a covid-19, muitas dúvidas surgiram e tem crescido na população. A morte do ator Tarcísio Meira por covid-19, aos 85 anos, mesmo após ter recebido as duas doses, aumentou ainda mais as questões acerca da vacina.

Entenda, através de perguntas e respostas diretas, como isso pode acontecer:

É possível contrair covid-19 mesmo estando vacinado?

Sim! Ao contrário do que se pensa, nenhuma das vacinas aplicadas atualmente possuem 100% de eficácia (considerando Janssen, AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac). O principal objetivo das vacinas hoje é o de diminuir os casos graves e, consequentemente, prevenir mortes pela doença. No entanto, mesmo pessoas vacinadas podem sim contrair a doença.

É possível desenvolver casos graves mesmo vacinado?

Infelizmente, sim. Embora os números provem que as vacinas são, sim, eficazes, é incorreto dizer que elas garantem 100% a proteção. Especialmente em grupos de risco, como idosos acima de 70 anos e pessoas com comorbidades graves, o vírus da covid-19 pode desenvolver complicações graves mesmo após o indivíduo receber a vacina.

O que posso fazer para me proteger?

O primeiro passo é se vacinar com as duas doses, ou com a dose única. O segundo passo é manter os cuidados que já vem sendo mantidos até hoje: uso de máscara, higienização das mãos, evitar locais fechados e aglomerações. É bom ter em mente que a pandemia não está controlada.

Se a vacina pode não me proteger, devo me vacinar?

Sim! Especialistas explicam que a análise de dados já mostra um resultado efetivo da vacinação, que tende a melhorar conforme a porcentagem de vacinados aumenta. De forma simples: se você não tomar a vacina, suas chances de contrair a doença e desenvolver um quadro grave são incontavelmente maiores do que se você tomar a vacina. Além disso, a vacinação é um ato de consideração também ao próximo. Quanto mais pessoas vacinadas, menos o vírus circula.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.