Fukushima esta sob alerta após ser atingido por um forte tremor de terra. Nas redes sociais, circulam vídeos que mostram o momento em que o local foi atingido pelo terremoto. Os tremores foram tão intensos que puderam ser sentidos em Tóquio.
Segundo as autoridades locais, o terremoto atingiu 7,3 de magnitude na escala Richter. Essa é a principal escala que mede a intensidade de tremores de terra no mundo. Para se entender a magnitude do tremor que atingiu o arquipélago japonês, a escala em questão não tem um limite, mas é consenso científico de que os tremores geralmente não passam de 10.
📹 (VIDEO) Momento del terremoto de 7.3 en Japón. #Fukushima 🇯🇵@Cupsfire_gye
— Radio Huancavilca 830AM (@RadioHuancavilk) March 16, 2022
https://twitter.com/maryman31794828/status/1504122311850577922
#BigBreaking #BreakingNews #earthquakes #tokyo #japan A strong earthquake jolted Japan's northeast coast, shaking buildings and triggering a tsunami warning. The tremor registered magnitude 7.3 and as high as a 6-plus on the Japanese shaking intensity scale. curtsy- NHK pic.twitter.com/A1pAvn0iKr
— chandrakant shinde 🇮🇳 (@shindeckant) March 16, 2022
O terremoto imediatamente lembrou o mundo da tragédia de 2011. Naquele ano, Fukushima foi atingida por um tremor de terra de 9,1 na escala Richter. Naquele ano, os tremores causaram uma cascata de tsunamis que devastaram o local.
Segundo dados oficiais, as ondas chegaram a atingir 15 metros de altura e o número de mortos foi de cerca de 15.853, enquanto cerca de 3.282 ficaram desaparecidas. Milhares de pessoas ficaram feridas e outras milhares ficaram desalojadas.
O mundo assistiu enquanto o Japão reconstruía Fukushima dentro de poucos meses, algo que se tornou um assunto global. Agora, o país enfrenta novo alerta de tsunamis. Isso acontece porque Fukushima esta no que os cientistas chamam de “anel de fogo”, uma área sensível no Oceano Pacífico, onde são registrados muitos abalos sísmicos, que resultam em terremotos constantes.