Neste final de semana, os veículos de mídia brasileiros começaram a noticiar mais uma queda de barragem em Minas Gerais. O episódio aconteceu durante a manhã de sexta-feira (14).
Até onde se sabe, o rompimento não chegou a causar danos materiais e também não provocou ferimentos em nenhum morador do lugar afetado.
A barragem se rompeu na cidade de Ouro Fino, a aproximadamente 50 km de Pouso Alegre. O local que se rompeu fica em uma propriedade particular e o dono ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
As autoridades competentes estão avaliando o caso para tentar descobrir o que teria causado a queda da barragem, que ficava em uma região rural no município mineiro.
A Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais declarou que atualmente existem 31 barragens no estado que estão com risco de rompimento, sendo 22 em nível 1, 6 em nível 2, e 3 em nível 3, que é o mais alto índice de risco nesses casos.
Por causa da chuva intensa, uma barragem de água se rompe em Ouro Fino, no Sul de Minas. Segundo os Bombeiros, o rompimento ocorreu na estrada do Aeroporto da cidade no final da manhã desta sexta (14), mas a corporação só foi acionada nesta tarde. pic.twitter.com/sWxuwCdbI8
— Rádio BandNews FM (@radiobandnewsfm) January 14, 2022
O governo de Minas e o Ministério Público do estado pediram que as mineradoras que estão no comando das barragens em risco emitissem comunicados aos moradores sobre os impactos que as chuvas fortes têm provocado. Diversas regiões onde há risco de que as barragens se rompam já foram evacuadas para evitar mortes, como já aconteceu em outras situações de rompimento de barragens.
Novas informações podem ser divulgadas em breve tão logo as autoridades descubram mais detalhes.