Nesta quarta-feira (8), foi confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos em território brasileiro.
Trata-se de um homem de 41 anos, que recentemente viajou para a Espanha, o paciente que não teve o nome identificado está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, que fica localizado na Zona Oeste da cidade de São Paulo.
A Prefeitura de São Paulo também está monitorando de perto um caso suspeito, trata-se de uma mulher de 26 anos, que está internada com os sintomas da varíola dos macacos.
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, afirmou que a mulher que está sendo monitorada está passando bem e os seus familiares estão sendo acompanhadas de perto por profissionais de saúde.
Na última segunda-feira (6), o Ministério da Saúde afirmou através de uma nota oficial informando que ao todo sete casos estão sob investigação. Os casos suspeitos estão sendo monitorados nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, além de dois casos suspeitos em Rondônia.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, todos os pacientes que estão sob suspeita estão em isolamento, exames laboratoriais já estão sendo realizados, para a confirmação ou não dos casos.
Sintomas da varíola dos macacos:
A doença se manifesta através de febre, cansaço, dor de cabeça, dores musculares, os sintomas são muito semelhantes ao deu uma gripe.
As lesões cutâneas surgem até o 5º dia do aparecimento dos primeiros sintomas. As lesões vêm acompanhadas de coceira, aumento dos gânglios cervicais, calombos em diversos estágios: vesículas, pústulas, úlcera, lesão madura com casca e lesão sem casca com pele, completando o processo de cicatrização.
Vale ressaltar que até que todas as cascas das lesões caiam o paciente pode transmitir a doença para outras pessoas.