O começo deste ano no estado Minas Gerais está sendo marcado pela chuvas intensas que não estão dando trégua. Nestes primeiros dias, além da tragédia em Capitólio, já presenciamos transbordamento de barragem que interditou a rodovia BR040, enchente em Betim e agora o risco de rompimento da barragem da Usina do Carioca.
A prefeitura de Pará de Minas junto com a Defesa Civil emitiram um alerta máximo no início da noite deste domingo(9) para toda a população que mora abaixo da Usina deixem suas residências imediatamente.
As autoridades estão usando as redes sociais para divulgar a informação. Além da cidade de Pará de Minas, os municípios de Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará estão sob risco.
Diversos vídeos que estão circulando nas redes sociais mostram a situação da barragem da Usina do Carioca. É possível ver o grande fluxo de água que já transborda pela barragem. Veja no vídeo abaixo a situação da barragem no final da tarde deste domingo(9).
Já no início da noite, um membro da Defesa Civil foi aos locais de risco para notificar aos moradores sobre o risco de rompimento e a necessidade imediata para que todos saíssem da região. Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
O Corpo de Bombeiros de Pará de Minas também estão em alerta máximo e informaram que em caso de rompimento as áreas abaixo da barragem e próximas aos rios São João e Pará serão as mais atingidas.
Diferente de Brumadinho, essa barragem não é de dejetos mas de água. Veja situação no final da tarde de domingo: