Na manhã desde sábado, dia 23 de julho, a Organização Mundial da Saúde(OMS), declarou, através de seu diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que a varíola dos macacos como emergência de saúde global.
Segundo informou o diretor-geral da OMS, até o momento já se diagnosticou mais de 16 mil casos de em 75 países do mundo.
De acordo com o Ministério da Saúde do governo brasileiro, até o momento foram contabilizados no país 592 casos confirmados da varíola dos macacos. No ranking mundial, o Brasil está ocupando a décima colocação em que há mais casos da doença.
Pouco tempo após o anúncio do diretor-geral da OMS, o ministro da saúde informou que irá se reunir ainda neste sábado com os técnicos do ministério para colocar em pauta a decisão da OMS.
Durante a entrevista dada por Tedros, ele afirmou que o risco da doença para o mundo é considerado moderado, já para a Europa, ele afirmou que o risco é alto.
Apesar da notícia, ele informou que a OMS dispõe das ferramentas com que será possível controlar o surto da doença e parar com a transmissão da varíola.
De acordo com os dados, há apenas um mês haviam sido notificados um total de 3040 casos no mundo inteiro e em apenas um mês este número passou para a casa dos 16 mil, uma aumento realmente expressivo.
Algumas medidas que estão sendo adotadas para se evitar o contágio são: uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos