Nesta segunda-feira (10), a Companhia de Energia de Minas Gerais, a Cemig, anunciou que devido ao excesso de chuvas as comportas da Usina Carmo do Cajuru, cidade que fica na região central de Minas Gerais que sendo castigada duramente com tempestades constantes há vários dias.
Esta é uma situação de extrema urgência, a prefeitura de Carmo do Cajuru, emitiu um alerta e pediu que a população da parte baixa da cidade saia de casa imediatamente, que pegue apenas o extremamente necessário.
Além de Carmo do Cajuru, outras cidades também serão atingidas pela inundação, como por exemplo, Divinópolis e no município de Conceição do Pará, onde 500 famílias tiveram que deixar as casas às pressas.
O alerta vale para toda a população ribeirinha do Rio Pará que corta vários municípios, áreas rurais e urbanas devem ser inundadas. A Defesa Civil e os bombeiros destas cidades estão de prontidão, a população está sendo avisada e recebendo ajuda para deixar as suas residências.
O pânico tomou conta famílias que moram nas regiões que podem ser afetadas. Confira o vídeo que mostra a abertura das comportas:
A Cemig emitiu um comunicado onde afirmou que está em contado com as prefeituras, que elas possuem o mapa de inundação que avisou com antecedência para que a evacuação das famílias ocorresse da maneira mais tranquila possível.
“A Cemig segue em contato permanente com as Coordenadoria Municipais de Proteção e Defesa Civil da região, além da CEDEC-MG. As Defesas Civis e o Corpo de Bombeiros de Divinópolis e Carmo do Cajuru possuem o mapa de inundação para estas vazões, sendo que para este patamar já é necessário que a população na região mais próxima ao rio deixe suas casas”, diz a nota.