As fortes chuvas que caem na região metropolitana de Belo Horizonte há vários dias vem deixando um rastro de destruição.
Na manhã deste sábado (8), a barragem da Mina de Pau Branco da mineradora Vallourec, que fica em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a lama invadiu a BR-040 e segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos um veículo foi atingido.
A BR-040 que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro está com o trânsito completamente interditado nos dois sentidos, não há informações quando a rodovia será liberada. Quatro guarnições dos bombeiros se deslocaram para o local, o Batalhão de Operações Aérea, também está no local.
De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias do jornal ‘Estado de Minas’, o tenente Pedro Aihara, porta-voz dos bombeiros, afirmou que por causa do volume de chuvas que caiu nas últimas horas em toda a região aconteceu o rompimento de um dique de contenção, mas que a estrutura da barragem continua intacta.
URGENTE
Barragem de rejeito de minério de ferro, da Mina Pau Branco, da Vallourec, rompe em Nova Lima.Lama interdita a BR-040, antes do trevo Ouro Preto – sentido Rio de Janeiro. Bombeiros estão a caminho. pic.twitter.com/YVSeWbooLh
— Estado de Minas (@em_com) January 8, 2022
A princípio a notícia era de que a barragem havia se rompido levando o desespero para a população local.
Mais imagens da região da BR-040 tomada pela lama na manhã deste sábado. Os bombeiros de MG dizem que houve o rompimento da barragem Mina do Pau Branco, em Nova Lima. A Defesa Civil de MG fala em transbordamento. Equipes se deslocam para o local. pic.twitter.com/jMQ20JxRR1
— O Tempo (@otempo) January 8, 2022
Mas felizmente não foi o que aconteceu. Desde que houve o desastre do rompimento da barragem da Mina do Feijão em Brumadinho que deixou centenas de mortos, que a população que reside próximas as barragens de várias minerações que existem na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em toda Minas Gerais.