Os clientes de grande lojas como Americanas, , Submarino e Shoptime, foram surpreendidos nesta segunda-feira, dia 21 de fevereiro, com as plataformas de vendas destas empresas fora do ar.
A suspeita é de que os sites destas lojas tenham sido invadidos por hakers , mas até o momento desta edição a invasão não fora confirmada oficialmente.
O especialista e diretor de tecnologia Sage Networks, Thiago Ayub, se pronunciou deixando alerta de precaução para os clientes pedindo que estes troquem suas senhas as quais foram usadas para criar cadastro ou fazer compra em dos sites que está fora do ar e desconfie de qualquer email, SMS ou ligação em nome destas empresas.
Vale ressaltar que os sites das Americanas e Submarinos que pertencem ao mesmo grupo, começaram apresentar instabilidade desde o último sábado, dia 19, a empresa tentou retomar o comando mas quem tentava acesso recebia uma mensagem que dizia:
“acesso indevido”
No domingo, dia 20, os sites saíram totalmente do ar e assim a plataforma está indisponível até o momento desta edição.
Nesta segunda-feira, dia 21 de fevereiro, a assessoria de imprensa e comunicação da empresa Americanas publicou o comunicado abaixo, falando sobre a indisponibilidade do site sem maiores explicações aos clientes.
Da mesma forma, a assessoria da Shoptime publicou nota divulgando a instabilidade no site
O especialista pediu que todos os clientes fiquem em alerta, pois poderão receber mensagens em nome destas empresas caso tenha havido algum vazamento de dados.