Nesta quarta-feira (12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), emitiu um alerta após a confirmação do terceiro caso de infecção pelo superfungo Candida Auris, no Brasil.
A contaminação foi confirmada em um paciente que está internado em um hospital público na cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco.
A confirmação da contaminação do terceiro caso nesta última terça-feira (11), contudo, a Anvisa só divulgou o caso nesta quarta-feira.
Ainda segundo a Anvisa, há outro caso sendo investigado: “Ainda há outro caso suspeito, que está em investigação laboratorial”, alerta a Anvisa.
Assim que aconteceu a identificação do terceiro caso, o hospital tomou todas as medidas sanitárias, de precaução e controle para evitar um grande surto.
Esta não é a primeira vez que o superfungo é diagnosticado no Brasil, em do ano passado um homem de 59 anos, foi diagnosticado com a Candia aurius, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em uma unidade de saúde na Bahia, outro paciente de 88 anos, internado em um hospital de Salvador, capital baiana, também foi diagnosticado com o superfungo.
A Anvisa afirmou que vem acompanhando os casos do surto de perto e apoiando“ações da força-tarefa nacional”.
Ainda segundo a Anvisa, existe a “propensão [do fungo] causar surtos em decorrência da dificuldade de identificação”.
O Candia auris é chamado por superfungo porque ele se torna resistente aos medicamentos, principalmente aos antibióticos, ele pode entrar na corrente sanguínea causando o choque séptico o que pode levar o paciente à óbito em poucas horas.