Desde o dia 24 de fevereiro, a Ucrânia vem sofrendo com a invasão de seu país pela Rússia. Nesta quarta-feira, dia 9 de março, a Câmara Municipal da cidade de Mariupol, onde está havendo um intenso embate entre forças ucranianas e russas, informou que um hospital infantil e maternidade foram atingidas por um ataque russo.
A cidade ucraniana de Mariupol é uma das que está resistindo a mais tempo os ataques russos e é justamente onde estão acontecendo os maiores ataques russos nos últimos dias.
Entretanto, havia um acordo para um cessar-fogo nesta quarta para que os civis pudessem sair da cidade em segurança.
Segundo o governador da região em que fica Mariupol, Pavlo Kyrylenko, neste ataque que atingiu a maternidade, 17 pessoas ficaram feridas, entre essas vítimas estão mulheres que já estavam em trabalho de parto.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou no Twitter imagens da maternidade atingida e escreveu que é uma “atrocidade” este tipo de ataque. Veja o vídeo postado por Zelensky:
Mariupol. Direct strike of Russian troops at the maternity hospital. People, children are under the wreckage. Atrocity! How much longer will the world be an accomplice ignoring terror? Close the sky right now! Stop the killings! You have power but you seem to be losing humanity. pic.twitter.com/FoaNdbKH5k
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 9, 2022
Além do presidente, o Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia também divulgou imagens que mostram a devastação que o ataque russo causou na parte externa ao hospital maternidade.
Veja o vídeo:
Today, Russia shelled a Childrenʼs hospital and a Maternity hospital in 📍Mariupol.#closeUAskyNOW #StopRussianAggression#Russia pic.twitter.com/tTu7AAGhoD
— MFA of Ukraine 🇺🇦 (@MFA_Ukraine) March 9, 2022
Por causa deste ataque, a Ucrânia acusou mais uma vez a Rússia de desrespeitar o corredor humanitário e o cessar-fogo de 12 horas que foi estipulado para a evacuação dos civis ucranianos.
Somente na cidade de Mariupol, pelo menos 1.170 civis foram mortes desde o início da invasão russa ao país.