Pelo menos 13 pessoas de nacionalidade ucraniana foram mortas por tropas do exército da Rússia em meio à escalada de tensão no Leste Europeu. Os militares ucranianos estavam instalados em um posto na Ilha da Cobra, localizada no Mar Negro, instante no qual um navio de guerra do país vizinho se aproximou.
Os russos exigiram que os tripulantes se rendessem. Eles, por sua vez, disseram “go fuck yourself”, traduzido em português como sendo a pejorativa expressão “vá se fod*r”. Em virtude da desobediência, a embarcação russa abriu fogo contra os ucranianos, matando todos eles.
Desde o início da invasão perpetrada pela Rússia, foram ao menos 137 mortos e cerca de 300 feridos de acordo com os números mais recentes divulgados pelo governo local. Os bombardeios tiveram início nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (24) após vários dias de tensão diplomática na região.
An approaching Russian warship was heard ordering those on Snake Island to surrender and lay down arms, otherwise, they will be bombed.
The Ukrainian force on Snake Island responded, "Russian warship, go fuck yourself." before the assault began https://t.co/qZStVgkx1F pic.twitter.com/kJWMgf4y3f
— Doge (@IntelDoge) February 24, 2022
Nas últimas horas, tropas russas avançaram pelo território ucraniano e já estão muito próximas da cidade de Kiev, a capital do país. Mais cedo, o exército da Rússia tomou conta da região onde está localizada a usina nuclear de Chernobyl, onde ocorreu a maior tragédia nuclear em toda a história da humanidade no ano de 1986.
Os russos alegam que a invasão tem o objetivo de proteger a sua soberania nacional após uma inclinação da Ucrânia em aderir à Otan, grupo militar formado pelas principais potências da Europa Ocidental e pelos Estados Unidos.