O governo da Ucrânia segue utilizando dos meios de comunicação, mais precisamente a TV e a internet, para instruir a sua população sobre como reagir diante da invasão realizada pelas tropas do exército russo. Nesta sexta-feira (25), em um comunicado em rede nacional, pediu para que os civis produzam coquetéis molotov em suas casas com o intuito de repelir os invasores. Além disso, foram solicitadas informações a respeito das movimentações do inimigo em seu território.
Mais tarde, uma emissora de televisão da Ucrânia chegou a veicular as instruções sobre como produzir a bomba de fabricação caseira, dando o passo a passo de forma didática para que qualquer civil pudesse ser capaz de preparar o artefato explosivo, muito comum na região do leste europeu.
Em pronunciamento público, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, pediu aos europeus com experiência em combate que se juntassem na luta pela Ucrânia com o objetivo de defender toda a Europa. Além disso, todos os reservistas do país foram convocados a integrarem o exército nacional.
Nas últimas horas, as tropas da Rússia se aproximaram da cidade de Kiev, a capital da Ucrânia. Foram vários disparos de mísseis durante a madrugada, com soldados vindos das regiões nordeste e leste da capital do país. Nessas circunstâncias, há um forte temor de que os ucranianos possam ser definitivamente dominados pelas tropas de Vladimir Putin, tendo em vista a possibilidade da capital cair nas mãos de Moscou.