O exército da Ucrânia divulgou tem divulgado vídeos de soldados russos capturados durante a guerra. Os homens aparecem fragilizados, chorando e em comunicação com familiares. Eles seriam soldados russos que se renderam durante o confronto.
Em um dos vídeos divulgados pelas autoridades ucranianas, um soldado russo aparece falando sobre a guerra e acusando o exército russo de cometer atrocidades em guerra. Em meio a lágrimas, o soldado estava falando com familiares, segundo autoridades ucranianas.
Segundo declarações do soldado, a Rússia tem matado seus próprios soldados que são feridos em combate. Além disso, ele afirma que os corpos de mortos russos são deixados para trás e as famílias não recebem nenhuma notificação.
“O invasor chora e pede à mãe que se candidate à União das Mães da Rússia, na esperança de voltar para casa”, descreve a legenda escrita pelo exército ucraniano. Cenas como essa tem se repetido nas redes sociais.
Já outro vídeo, também divulgado pelas forças ucranianas, mostram outro soldado russo mandando uma mensagem para seus conterrâneos. No vídeo, o homem afirma que as tropas russas não tem tatica de guerra e que os soldados apenas “sobrevivem” em território ucraniano.
“População da Rússia, compartilhem isso e não venham para cá. É melhor ficarem com as suas famílias. Vindo, vocês todos correm risco de morte”, orienta o soldado russo, segundo as forças de segurança ucranianas.
O país já entra em sua segunda semana de resistência contra a invasão russa.