Os governos da Turquia e Grécia ainda contabilizam as vítimas e o estrago causado por um terremoto que atingiu uma larga região dos dois países na manhã de hoje (30). Pelo menos 4 pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas.
As informações repassadas pelas agências internacionais de notícia ainda tentam dar conta do evento trágico. A região mais afetada foi a cidade de Izmir, na Turquia, onde foram pelo menos 6 desabamentos de grande escala. As notícias, no entanto, ainda são desencontradas.
https://twitter.com/ISCResearch/status/1322164377626300416
İzmir'de maalesef hasar büyük.#deprem pic.twitter.com/0gRWuonn1a
— ANT Haber (@habercikarinca) October 30, 2020
De acordo com o ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, Izmir sofreu 6 desabamentos. O prefeito da cidade, Tunc Soyer, no entanto, confirmou que o número é maior, tendo sido 20 edifícios desabados pelos efeitos do terremoto.
Istambul, que é a maior cidade do país, também houve relatos de tremores. Todavia, moradores da cidade não sentiram o tremor com tanta força e não há relatos de danos estruturais ou vítimas graves.
Vídeos realmente impressionantes e assustadores mostram os danos estruturais que alguns edifícios sofreram com o impacto. De acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos, o terremoto atingiu 7,0 na escala de magnitude.
O governo local ainda não tem informações sobre desaparecidos, mas admite que podem haver mais vítimas soterradas. O fenômeno no mar Egeu atingiu a cidade turca de Izmir e a ilha grega de Samos.
https://twitter.com/Marka149133376/status/1322154748032724992
De acordo com informações que ainda precisam ser confirmadas, uma pessoa morreu afogada durante a tragédia.