Ataques de tubarão no litoral brasileiro não costumam ser comuns, muito pelo contrário. Em geral, são pouquíssimos o casos relatados e isso significa que, em termos gerais, as praias do país costumam ser mais seguras. No entanto, ainda assim é importante se ter cuidado.
Apesar de incomuns, ataques acontecem em território brasileiro e foi por essa experiência traumática que passou o turista Luis Eduardo Barbosa, de 34 anos. Natural de Porto Velho, Luis estava visitando Fernando de Noronha quando foi atacado.
Luis chegou a Ilha e optou por fazer um dos “tours” mais famosos por lá, que faz um passeio pelas praias. Foi na praia Cacimba do Padre que aconteceu o ataque. O turista relata detalhes de como tudo aconteceu e como estava a praia.
O turista relatou ao UOL que estava em uma profundidade rasa, com água na cintura. Além disso, a praia estava com muitos turistas se banhando, segundo Luis. Foi enquanto voltava para a areia que sentiu um puxão e se deu conta do que tinha acontecido.
“Quando eu olhei, meu pé já estava arregaçado. Eu comecei a correr com medo de morrer (…) Meu medo na hora era morrer de hemorragia, porque saía muito sangue”, contou. Luis diz ainda que não haviam salva-vidas na praia e que foi socorrido por outros turistas.
Luis teve o tendão rompido na mordida e recebeu pontos no ferimento. Luis teme o risco de sofrer sequelas e perder o movimento dos dedos do pé.