No dia 11 de agosto, uma mulher passou por cirurgia no Rio de Janeiro para remoção de um tumor de impressionantes 46 quilos. A informação foi recebida com espanto no Brasil e repercutiu em publicações de diversas agências. A cirurgia foi um dos assuntos mais comentados.
No entanto, o feito foi ainda mais impressionante do que se imaginava, uma vez que a equipe médica descobriu ter realizado uma cirurgia histórica. Embora houvesse a suspeita, a confirmação veio apenas agora, pouco mais de um mês depois.
A cirurgia aconteceu em um hospital de Itaperuna e foi comandada pelo médico Glaucio Boechat, que explicou o maior tumor registrado havia sido uma massa de 45.5kg. Outro tumor, também impressionante, foi um de 30kg na Índia.
A paciente era uma mulher de 45 anos que foi a óbito apenas 11 dias após a cirurgia. A morte da paciente foi doloroso à equipe, como declara Boechat:
“Vivemos dias de luto após a perda da paciente. Porém, deixo aqui o relato que, com a graça de Deus, a paciente me relatou que sentiu alívio por poder respirar melhor e conversar”
O médico explica que era esperado a melhora da paciente, mas haviam fatores de risco envolvidos e a mulher sofreu uma parada cardíaca. Boechat ainda falou sobre a importância de tratar dos sintomas com atenção.
“Ao primeiro sinal, procure auxílio médico, visando um diagnóstico precoce, possibilitando ao profissional buscar intervenções“, explicou.