Neste último domingo, dia 24 de janeiro, uma foto viralizou nas redes sociais. A foto mostrava um paciente com síndrome de Down abraçado a um profissional da saúde. A fotografia gerou muita comoção e foi compartilhada milhares de vezes. Porém, uma triste notícia sobre o rapaz da foto foi dada.
Após passar mais de nove dias internado, ele não conseguiu resistir as complicações causadas pela COVID-19 e acabou falecendo. O rapaz tinha 30 anos e foi identificado pelo nome de Emerson Júnior.
Quando ocorreu a internação de Emerson, o hospital pediu para que fosse separado um leito na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para ele. O pedido foi feito ao estado. Contudo, a vaga demorou para ser disponibilizada. Ele seria transferido ainda hoje para a UTI de Manaus, mas acabou falecendo no período da manhã.
O enfermeiro que tirou a foto com Emerson, Raimundo Nogueira Matos, disse que ao saber da morte do paciente, não conseguiu segurar suas lágrimas, ficou muito triste e chorou bastante.
Emerson chegou no hospital de campanha no dia 20 de janeiro, na região de Caapiranga. Ele tinha os sintomas da COVID-19, por este motivo, ficou internado e recebeu assistência médica. No local, não existia uma unidade de tratamento intensivo. Por este motivo, foi feito um pedido para que ocorresse sua transferência, mas a permissão saiu tarde demais.
Infelizmente, a falta de leitos apenas piora a situação da pandemia no país e causa a morte de ainda mais pessoas.