Você provavelmente já deve ter se pegado pensando sobre o quanto os aparelhos eletrônicos parecem durar cada vez menos, não é mesmo? Os eletrodomésticos, infelizmente, parecem seguir a mesma lógica e isso pode ser frustrante.
Embora essa teoria não seja facilmente descartada, é verdade também que muitas vezes nós mesmos acabamos prejudicando a vida útil de alguns de nossos aparelhos. Alguns cuidados básicos podem ajudar a prolongar a duração desses aparelhos.
Um desses casos, por exemplo, é a máquina de lavar. Esse é um equipamento geralmente caro, mas que costuma durar entre 7 a 10 anos. Por conta da longa duração e pelo papel que desempenha na vida das famílias, se torna um item indispensável.
Você provavelmente conhece pessoas que já tiveram máquinas de lavar por mais de uma década e esses podem ter sido alguns de seus cuidados:
1. Evite o uso de detergente
Muitas pessoas gostam de adicionar, na lavagem da máquina, uma dose de detergente. Há quem acredite que isso ajuda na lavagem e entrega um resultado melhor do que apenas o sabão. O detergente não foi elaborado para máquinas de roupa e geram muita espuma, o que sobrecarrega a máquina na hora do enxague.
2. Deixe sua máquina em um lugar bem arejado
Comprar a máquina de lavar é um primeiro passo, mas ter um lugar preparado para ela é tão importante quanto. Deixar sua máquina em um lugar seco e sem excesso de umidade é fundamental para preservar suas engrenagens.
3. Confira os bolsos das roupas
Moedas, chaves, papéis… todos esses materiais podem penetrar na máquina durante a lavagem e causar problemas.