Chega aquele momento do mês, seu corpo parece mais pesado, o mal-estar é constante, e a sensação geral é apenas a de que você não conseguiria fazer nenhum esforço. Se você se sente assim durante o período menstrual, então essas podem ser informações importantes.
Muitas mulheres suspendem a prática de exercício físico quando percebem que estão entrando no período menstrual. Esse momento acontece todo mês e pode custar alguns dias da vida da mulher, que pode se sentir debilitada.
Mas será que é realmente necessário parar de treinar quando enfrenta o período menstrual? Para muitas mulheres, é assim que funciona. No entanto, o que os especialistas revelam é que pode ser que o treino seja benéfico nessa fase do mês.
É claro que esta não é uma regra, afinal de contas cada mulher lida com uma intensidade diferente da cólica e pode ser que realmente a ideia de treinar não pareça nada tentadora. No entanto, se esse não é o seu caso… então vale a pena tentar.
“Os exercícios elevam a temperatura corporal e estimulam a vasodilatação, o que melhora a irrigação sanguínea e alivia a sensação das cólicas e inchaço. Malhar também aumenta a produção da serotonina e pode ajudar na estabilidade emocional“, explica o Dr. Gabriel Monteiro.
A única dica nesse sentido é estar com atenção redobrada na alimentação durante esse período, especialmente se você pretende treinar ou praticar algum tipo de esporte.