O Transtorno de Borderline caracteriza pessoas que apresentam um comportamento considerado impulsivo, tendo uma alta instabilidade emocional, com medo da rejeição e com tendências de não gostar de si mesmo.
Pessoas que apresentam este transtorno possuem uma visão distorcida de si mesmo e de seus relacionamentos. Como consequência, acabam vivendo ‘no limite’ ou ‘na borda’.
O transtorno é mais comum em mulheres, mas também pode atingir homens.
O diagnóstico da doença é bastante delicado, sendo necessário que se fique atento a todos os sintomas possíveis e muito tratamento psiquiátrico.
Sintomas do transtorno
Instabilidade emocional: a pessoa pode variar de humor em questão de horas, mesmo que coisas simples aconteçam em seu dia.
Medo da rejeição: a pessoa faz de tudo para evitar ser rejeitada, buscando preencher o vazio que sente com outra pessoa. Por este motivo, pode ter atitudes extremas, alegando ser em nome do ‘amor’.
Autodepreciação: a pessoa tem uma visão distorcida de si mesma e não consegue enxergar nenhuma qualidade nela.
O TRATAMENTO
O tratamento deve ser feito com um profissional de saúde mental. O melhor seria combinar idas ao psiquiatra e ao psicólogo.
Os medicamentos utilizados servem para amenizar os sintomas que são sentidos. Antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos são os mais utilizados.
DICAS PARA LIDAR COM UMA PESSOA COM TRANSTORNO
- Demonstrar que se importa;
- Ser claro na comunicação;
- Não utilizar palavras que acusam;
- Pensar com empatia;
- Prestar atenção nos gatilhos;
- Não contribuir nos ataques de raiva.