Viaturas geralmente são carros que deveriam provocar sensação de alívio quando aparecem, mas nem sempre é isso que acontece. Um caso envolvendo uma viatura dos bombeiros no interior de São Paulo mostra isso.
Os bombeiros foram acionados para atender a um incêndio no bairro de Santa Lúcia, Campinas, mas ninguém fazia ideia do que estava por vir. A chegada dos bombeiros, que deveria por fim a uma angústia, acabou piorando as coisas para quem não tinha nada a ver com a situação.
Segundo relatos de testemunhas, a viatura perdeu o freio enquanto descia uma rampa. O carro precisava passar por ali para ter acesso aos prédios onde o incêndio se alastrava, mas o motorista perdeu o controle dos freios.
Testemunhas afirmam que realmente se tratou de um acidente e os bombeiros prestaram socorro a todas as vítimas. De acordo com informação da Samu, pelo menos 6 pessoas precisaram ser encaminhadas ao hospital.
Pelo menos 17 pessoas foram atropeladas, mas 11 sofreram apenas escoriações leves. “Todo mundo desesperado”, afirma uma das testemunhas. Relatos apontam que um grupo de pessoas se mobilizou para socorrer as vítimas.
Os bombeiros haviam sido acionados para socorrer 4 pessoas presas em um apartamento com indícios de incêndio. A EPTV, jornal local, afirmou que todos os adultos que estavam na casa ficaram feridos. Era um casal, uma jovem de 21 anos e, ainda, uma criança.
Vizinhos contam que tentaram socorrer a família, mas a fumaça se alastrou muito rapidamente, dificultando as tentativas de apagar o fogo. “Nunca vi uma tragédia como essa”, conta uma das testemunhas.
Uma das vítimas do atropelamento, Débora Ribeiro Rodrigues, de 33 anos, foi encaminhada ao hospital e segue em estado estável porém delicado. A família informou que a mulher perdeu a sensibilidade das pernas e pode não recuperar o movimento dos membros inferiores. Débora foi submetida a exames para averiguar a extensão das lesões.