Na última semana, o Haiti foi atingido por um terremoto de grande intensidade. O tremor de terra causou deslizamentos, desabamentos e as autoridades ainda lutam para localizar pessoas desaparecidas. O número de mortos no momento já é maior que 1400.
Ainda assim, as autoridades temem que este número ainda possa aumentar muito mais. Acontece que ainda existem 2800 pessoas feridas, sendo que a gravidade das lesões não foi detalhada – sendo possível que alguns não sobrevivam.
Outro problema que aponta a possibilidade de ainda mais mortos é o número de desaparecidos. Os números apurados pelo governo são assustadores. Foram mais de 2800 construções destruídas enquanto mais de 4 mil ficaram danificadas.
O país corre contra o tempo para recolher os escombros e limpar as ruas, também num esforço conjunto para localizar possíveis sobreviventes e recuperar corpos. A tragédia parece não ter fim e região agora esta sendo atingida por um ciclone tropical.
Terremotos e ciclones fazem parte do cotidiano do povo haitiano, já que o país fica localizado em uma área castigada por esse tipo de fenômeno natural. No entanto, o último terremoto foi de escala completamente elevada.
Segundo alguns levantamentos da mídia internacional, o ciclone ampliou para 37,3 mil casas danificadas ou destruídas. Com a tempestade, as autoridades precisaram suspender momentaneamente as buscas por sobreviventes do terremoto e agora as vítimas do ciclone se somam ao primeiro grupo.
Além do Haiti, Jamaica, Republica Dominicana e Cuba também sentiram reflexos do terremoto, mas em grau muito menor.