As fortes chuvas que atingiram a região do litoral norte do estado de São Paulo neste último final de semana deixou dezenas de pessoas mortes e outras centenas desabrigadas devido aos alagamentos, deslizamentos e soterramento de várias casas.
Nesta segunda, dia 20 de fevereiro, as equipes de resgate seguem buscando por sobreviventes. Até o presente momento se contabilizaram 36 vítimas fatais.
Além disso, outras 560 pessoas tiveram que tiveram que abandonar suas casas devido ao grande risco. No momento essas pessoas estão desabrigadas. Não se sabe se será possível para elas retornarem às suas casas.
A cidade de São Sebastião, a que mais sofreu com o desastre, contabiliza o maior número de vítimas, um total de 35. A cidade Ubatuba registrou uma morte devido ao forte temporal.
De todas as vítimas pelo menos 4 delas são crianças. Os trabalhos para realizar a identificação dos corpos devem começar nesta segunda.
Já o número de pessoas desaparecidas chegam aos 40.
Na cidade de São Sebastião o volume de chuva registrado foi de 627 milímetros, o que corresponde ao dobro do volume esperado para o mês inteiro.
Em meio à situação crítica dos municípios atingidos, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade nas cidades mais atingidas: Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.
O presidente Lula também confirmou que visitará a região nesta segunda e afirmou que o governo federal estará à disposição para ajudar nos esforços das autoridades locais