Este é mais um caso trágico provocado pela pandemia da Covid-19 entre milhares de outros. Uma mulher que esperava ansiosamente por um transplante de pulmões para finalmente ter mais qualidade de vida.
Mas infelizmente ela recebeu pulmões infectados com a SARS-CoV-2, ou seja, a Covid-19, o caso aconteceu em Michigan.
De acordo com o portal de notícias online do jornal ‘Extra’, a doadora dos pulmões estava contaminada pela Covid-19, porém, assintomática, não apresentava os sintomas da doença causada pelo novo coronavírus e que inicialmente testou negativo.
Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Michigan Medical, localizada nos Estados Unidos, acreditam que este é o primeiro caso de transmissão da Covid-19 através de um transplante de órgão.
Este foi o único caso notificado entre os mais de 40.000 transplantes realizados em 2020. A doadora morreu em um acidente grave, as amostras de nariz e garganta foram coletadas antes da retirada dos pulmões para a doação e o teste deu negativo.
Apenas três dias após receber os pulmões a paciente que recebeu órgão começou a apresentar febre, alteração da pressão arterial, apresentou dificuldade para respirar, exames realizados mostraram infecção.
A receptora teve o quadro de saúde agravado, apresentou choque séptico, desenvolveu problemas cardíacos e levou a mulher à óbito.
O cirurgião que cuidou e tratou dos pulmões da doadora também acabou infectado com a Covid-19, embora tenha apresentado os sintomas e adoecido, conseguiu se recuperar.
Ainda segundo a Escola de Medicina da Universidade de Michigan Medical, este parece ser um incidente isolado.