Um bebê morreu de maneira trágica na última sexta-feira (1º), na cidade de Tabatinga que fica no interior de São Paulo, a cerca de 343 km da capital paulista.
Segundo as primeiras informações, a criança de apenas 1 ano e 10 meses, morreu asfixiada após se engasgar com um preservativo, conhecido popularmente como camisinha.
O boletim de ocorrência lavrado pela Polícia Militar traz informações de como o triste caso aconteceu. A mãe do bebê fez uma bexiga com o preservativo e deu para o filho brincar.
Durante o manuseio da bexiga a criança acabou se engasgando com o preservativo. A mãe do bebê, uma adolescente de 17 anos, entrou em desespero quando percebeu que o filho havia aspirado o preservativo e gritou pedindo ajuda.
O bebê foi levado às pressas para uma unidade de saúde da cidade, o balão feito com o preservativo obstruiu por completo as vias aéreas da criança.
A equipe médica que estava de plantão no hospital fez todo o possível para tentar reverter o quadro e salvar a vida do bebê, mas infelizmente todos os esforços foram em vão.
O velório e sepultamento do bebê aconteceu sob forte comoção na tarde do último sábado (2). A criança foi sepultada no Cemitério Municipal de Tabatinga.
A maior causa das mortes de crianças entre 1 e 14 anos no Brasil são provocadas por acidentes, a maioria deles acontecem dentro de casa. Anualmente 3.300 crianças e adolescentes morrem vítimas de acidentes e outras 112 mil crianças são internadas em estado grave. Estes dados são do portal Criança Segura Brasil.