A cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo, acaba de registrar um dos dados mais dolorosos da pandemia da covid-19: a morte de um bebê. A criança tinha apenas 8 dias de vida e não resistiu as complicações da doença.
O recém-nascido esteve internado no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), mas não resistiu. Ainda de acordo com o hospital, o paciente é o mais novo a morrer pela doença na cidade que se tem registro.
O hospital confirmou a morte do bebê, mas não pode dar mais detalhes para respeitar o desejo dos pais da criança. Também não se sabe se a família era natural da cidade ou de outra cidade da região. O HCM atende dezenas de municípios vizinhos.
A unidade informou ainda que, embora essa seja a primeira morte nessa faixa-etária, outros 16 bebês com menos de um ano já ficaram internados por conta da covid-19. Antes do recém-nascido, o paciente mais jovem a morrer por covid-19 na unidade foi uma criança com idade entre 1 e 4 anos.
O hospital, nesses casos, atende o desejo da família. Em ambos os casos, as famílias preferiram preservar a privacidade das crianças e delas mesmas. Assim, não se tem informações sobre como o quadro evoluiu.
O hospital está atualmente com 6 crianças internadas por conta da covid-19, sendo que três delas estão na UTI com sintomas mais graves e quadro mais delicado.