Até o momento, o número de mortes causadas pelas fortes chuvas que estão atingindo o estado nordestino de Pernambuco chegam a 35. As chuvas que começaram no início da semana, na segunda, dia 23 de maio, se intensificaram na sexta, dia 27.
As regiões mais afetadas são a Grande Recife e a Zona da Mata. Das 35 vítimas, 30 óbitos aconteceram neste sábado devido a grandes deslizamentos de barreiras.
A idosa Dalva Freire Soares, que tinha 86 anos, estava em seu quarto na manhã deste sábado quando a água começou a invadir a casa. Percebendo a agitação que tomou conta da residência ela se levantou e se deparou com o nível da água subindo rapidamente.
Muito assustada com a situação, Dalva começou a passar mal, e infelizmente o socorro não conseguiu chegar a tempo já que muitas ruas estão interditadas com as inundações.
A idosa faleceu nos braços da própria filha que tentou de todas as maneiras reanimá-la. Em ligação com os médicos do SAMU, ela foi orientada a fazer o procedimento.
“A gente fica sem acreditar, foi tudo tão rápido. A ficha ainda não caiu”, disse Luana em entrevista ao jornal O Globo.
A funerária só conseguiu remover o corpo da idosa por volta das 15h, mais de 7 horas depois de sua morte ser constatada.
Segundo a classificação do Instituto Nacional de Meteorologia, toda a região está em alerta de grande perigo. A Defesa Civil do estado está orientando às pessoas para não passarem por áreas alagadas e informou que estão de plantão 24 horas para atender à população.