Em 2012, o médico Flávio Freitas esteve no Capitólio. Freitas estava a passeio e visitou o exato mesmo local onde ontem (08) aconteceu uma tragédia. Chamou a atenção de internautas que, numa publicação de 2012, Freitas já havia previsto que a placa rochosa cairia.
A foto publicada pelo médico mostra que existia uma grande rachadura na rocha, que já dava indícios de que poderia mesmo se soltar. Chamou a atenção de internautas que Freitas, que é médico e não especialista da área, já havia visto isso.
Nas redes sociais, muitas pessoas manifestam consternação e se questionam se houve negligência de algum órgão, ou até mesmo do poder público. Depois da tragédia de ontem, a Marinha confirmou que vai abrir inquérito.
A grande questão neste momento é determinar se a tragédia poderia ter sido evitada. Neste tocante, a Defesa Civil do município informou que emitiu alerta poucas horas antes da tragédia, recomendando que cachoeiras fossem evitadas.
Segundo as informações iniciais das autoridades, alguns fatores podem ter contribuído para a tragédia de ontem. O grande volume de água das chuvas é um dos principais fatores. A queda da rocha atingiu quatro lanchas e, até o momento, 8 mortes já foram confirmadas.
Segundo os bombeiros, ainda existem desaparecidos. O acidente foi filmado por turistas que estavam no local e as imagens já correram o mundo. Os vídeos são perturbadores e trazem o momento exato em que as lanchas são atingidas pela rocha.