Trabalhadores podem consultar e saber se podem sacar valores esquecidos do PIS/Pasep

Os trabalhadores podem consultar e saber se possuem valores para receber.

Nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, diversos canais de comunicação anunciaram que mais de 10,6 milhões de brasileiros podem sacar, em média, cerca de 2.300 reais de cotas que ficaram esquecidas em contas destinadas ao PIS/Pasep. Além disso, os valores totais somados são a 24,6 bilhões e podem ser acessados, ao menos, por cerca de 10,6 milhões de brasileiros.

Edilson Carrogi, o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, contou que os trabalhadores que estavam com a carteira assinada entre meados de 1971 e 1988 podem verificar se possuem algum dinheiro para receber. Isso também serve para servidores públicos.

No caso do falecimento do trabalhador, a Caixa esclareceu que os beneficiários que foram listados no Sistema de Previdência que o trabalhador escolheu contribuir podem consultar o valor e sacar, caso esteja disponível.

Como posso consultar se tenho algum valor para receber?

A consulta deve ser feita através do aplicativo do FGTS, estando disponível para baixar em Smartphones ou indo diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Ademais, além de estar disponível a consulta tanto no aplicativo quanto na agência, o saque também poderá ser feito, caso a pessoa tenha algum valor para receber.

Os valores foram transferidos para o FGTS, após o fundo PIS/Pasep ter sido extinto, e com isso, a Caixa passou a ser a responsável por administrar todos os recursos que foram relacionados. A Caixa informou que já realizou mais de 340 mil pagamentos, desde que ocorreu a migração.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.