Tomar banho após a refeição realmente faz mal ou não? Médica explica

Afinal, tomar banho após uma refeição é uma atitude considerada segura ou não?

Certamente, você já deve ter escutado que tomar banho logo após ter comido é uma atitude incorreta e que pode fazer mal. Mas, afinal, tomar banho após comer realmente é ruim para o nosso organismo? Neste artigo, tudo será explicado com mais detalhes.

Bom, na realidade, essa frase possuí preceitos lógicos, mas costuma ser utilizada de uma maneira exagerada, como toda a frase que se torna popular.

Acontece que tomar banho após uma refeição depende muitos fatores, como explica a nutricionista Sara Bortoluz, existem alguns pontos que certamente devem ser levados em consideração. São esses:

1) O quanto de comida foi ingerido?

2) Qual será a temperatura da água?

3) Qual será o banho tomado? De banheira ou chuveiro?

4) Quais são os exercícios que serão feitos?

A nutricionista explica que um banho de chuveiro após uma refeição comum não irá causar mal algum, pois o corpo terá tempo o suficiente para conseguir digerir a comida normalmente.

Porém, se a pessoa tiver comido muito, existirá dificuldade para se realizar o processo digestivo, podendo causar náuseas e outros efeitos desagradáveis.

O que é seguro? 

O recomendado é somente tomar banho de piscina após uma ou duas horas depois da refeição. Somente após este tempo, é considerado um bom momento para mergulhar e se divertir na água.

Lembre-se de sempre consultar um médico caso sinta algo errado com o seu organismo. É uma atitude fundamental.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.