O organismo é composto por hormônios, que nada mais são do que substâncias químicas que são fabricadas pelas glândulas. Cada qual tem uma característica importantíssima no corpo humano, como o crescimento, a vida sexual, a qualidade do sono e até o humor de cada um.
As vezes os hormônios estão desequilibrados e alguns fatores podem estar associados a isso, como a idade e até a alimentação. Para tanto, a solução existente é a reposição sintética, mas o assunto é cercado de diversos mitos e lendas. Abaixo algumas confirmações e negações sobre mitos.
É verdade que a reposição hormonal que é aplicada através da pele traz benefícios mais eficientes e menores riscos. O maior mito quebrado com o estudo é que a reposição hormonal não engorda, desde que o paciente esteja ingerindo o hormônio correto e com a molécula certa, na dose e via de administração correta, tanto que a administração correta traz como benefício o controle do peso.
É mentira que a reposição do hormônio de testosterona no homem é apenas para a parte sexual, ela ajuda também na percepção espacial. A melatonina não resolve todos os tipos de insônia.
Também é mentira que a testosterona na mulher soluciona a sua falta de libido, uma vez que há fatores associados para tal. É preciso tomar cautela na afirmação de que hormônio causa câncer, pois a administração correta não traz riscos. É verdade que você pode transferir hormônios para outras pessoas caso sejam aplicados na pele. Por fim, é verdade que os hormônios favorecem o ganho de massa muscular.