Um fenômeno climático levou as populações de algumas cidades do estado de São Paulo e Minas Gerais em desespero.
Com ventos fortes e muita poeira o dia virou noite e uma cena inusitada e assustadora foi flagrada no Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP).
Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o momento em que um avião da companhia aérea Azul é arrastado pela tempestade e vira na pista. A aeronave ATR 72-600 estava no pátio do aeroporto quando de repente a intensidade da tempestade aumentou, assim como o avião outros objetos também foram arrastados.
As rajadas de vento chegaram a 92 km/h, na internet imagens da formação da tempestade começaram a ser compartilhadas a partir das 15h30.
O avião da Azul tinha acabado de aterrissar no Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, o voo partiu de Campinas (SP). A companhia aérea afirmou que não houve feridos, logo após a tempestade o avião passou por uma inspeção pela equipe responsável pela manutenção.
O fenômeno climático alcançou uma enorme extensão e passou por algumas cidades no interior de São Paulo, como por exemplo, Presidente Prudente, Jales, Araçatuba, Barretos e algumas cidades de Minas Gerais que fazem fronteira com o estado.
De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias online, ‘UOL’, Pedro Cortês, professor do IEE/USP (Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo), o fenômeno se deu por causa do “solo muito ressecado, sem umidade que retenha essa poeira na superfície e, quando vem a chuva, o vento tem poder de levantar essa poeira, porque tem circulação vertical intensa”.
Assista ao vídeo: