As autoridades haitianas ainda se esforçam para calcular a extensão dos danos causados pelo terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o país. O terremoto foi tão violento, que República Dominicana, Jamaica e Cuba também sentiram alguns de seus efeitos.
O Haiti, no entanto, foi o maior prejudicado. Segundo dados das autoridades locais, já foram confirmadas 227 mortes ao todo. O número de feridos não foi estimado. Quanto aos danos estruturais e matérias, ainda é cedo para dizer.
Ainda de acordo com as autoridades, o número de mortes ainda pode subir bastante, já que estima-se que ainda existem centenas de haitianos soterrados e desaparecidos. A contagem de vítimas ainda não foi fechada.
O tremor foi tão grande, que autoridades de monitoramento do clima chegaram a emitir alerta de tsunami. No entanto, o alerta foi retirado. O país, no entanto, continua sob alerta de novos tremores e temendo consequências do primeiro tremor.
aftermath of the 7.2 magnitude earthquake in Haiti 🇭🇹 🙏🏽 pic.twitter.com/080yX6P9FJ
— WESTINDIMADE CARIBBEAN/WEST INDIAN COMMUNITY (@westindimade) August 14, 2021
O país vive um momento de grande crise. Há poucos meses, o presidente Jovenel Moïse foi morto após um atentado violento. O país esta em crise humanitária e política, que já se arrasta por alguns anos. O país é considerado o mais pobre das Américas e sofre com uma crise econômica.
Enquanto o Haiti tenta contabilizar as perdas e os danos, os países vizinhos também avaliam as consequências do tremor. Segundo os governos da Jamaica e de Cuba, o terremoto não causou danos materiais e morte.