Segundo informações da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, mais de duas milhões de residências japonesas estão sem fornecimento de energia elétrica. O corte no fornecimento aconteceu logo após o terremoto que atingiu o leste do país.
A região de Fukushima foi a área mais afetada, com cidades sob alerta de tsunami neste momento. O país esta ainda coletando informações oficiais, mas já alertou moradores sob o risco das ondas gigantes e orientou que moradores da região costeira abandonem suas casas.
Segundo informações das autoridades, os tremores começaram após as 23h36min. No Japão, já é madrugada do dia 17. Algumas regiões do país já estão sendo atingidas por ondas de mais de 1 metro de altura, segundo o canal local NHK.
O país, até o momento, não tem confirmação de feridos ou mortos devido ao terremoto. O grande medo, neste momento, é de que a região seja afetada por ondas gigantes como as de 2011. Naquele ano, Fukushima foi dizimada por ondas que chegaram a 15 metros.
De lá para ca, o país se preparou melhor para os abalos sísmicos e trabalhou em planos de evacuação mais eficazes para casos de tsunami. A reconstrução de Fukushima foi notícia no mundo todo, inclusive no Brasil.
Ainda não há relatos de brasileiros que moravam na região. O país ainda coleta informações oficiais porque os eventos estão acontecendo em tempo real. Novas informações ainda serão atualizadas pelas autoridades.