O estado de Santa Catarina está sob alerta depois de uma violenta chuva que deixou mortos e pessoas desaparecidas em duas cidades: Ibirama e Presidente Getúlio. A chuva começou por volta da noite de ontem (16).
De acordo com atualizações trazidas pela Defesa Civil, já são 6 mortos em Presidente Getúlio e uma morte em Ibirama. Ao todo, são cercas de 20 pessoas desaparecidas. Estragos foram registrados em várias cidades, inclusive em Florianópolis.
O caso mais grave foi observado em Presidente Getúlio, onde diversas ruas ficaram inundadas e carros foram arrastados. A região mais afetada foi a do Vale do Itajaí, onde foram registrados deslizamentos de terra, alagamentos e enxurradas.
No Vale, outras cidades também foram atingidas e as mais prejudicadas foram Apiúna, Rio do Sul, Ascurra e Aurora. O Oeste do estado também foi castigado e houve estragos registrados em Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e São José.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, na madrugada do dia 17 foram registradas de mais de 100 ocorrências. Também de acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos 20 pessoas estão desaparecidas. Os dados ainda não são oficiais.
Em apenas 12 horas, a região registrou quase que o esperado para todo o mês de dezembro. O estado está sob alerta porque ainda são previstas novas pancadas de chuva. A cidade de Presidente Getúlio tem cerca de 17 mil habitantes e ficou com os acessos bloqueados por conta da chuva.