A tarde de hoje voltou a chocar o Brasil com o avanço da nuvem de areia que encobre algumas cidades brasileiras. Hoje, moradores de Pereira Barreto, em São Paulo, assistiram a nuvem avançando sobre a cidade, especialmente nas margens do rio Tietê.
Mas não foi apenas no estado de São Paulo que o fenômeno foi observado, moradores da cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, também avistaram a nuvem. O fenômeno ainda provocou outras alterações, que assustaram moradores.
Além dos ventos de quase 70km por hora, a temperatura também caiu drasticamente. A sensação térmica estava em 41ºC, mas despencou para 23ºC. As mudanças espantaram os moradores, que filmaram e fotografaram tudo. As imagens fizeram sucesso nas redes sociais.
Valesca Rodriguez Fernandes é meteorologista e explica o fenômeno, chamado tecnicamente de “haboob”:
Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando um ‘rolo compressor’ de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura
Não foram apenas moradores de Três Lagoas que observaram o fenômeno no estado; em Nova Alvorada do Sul e Sidrolândia, moradores também registraram a passagem da tempestade de poeira.
Especialistas explicam que esses fenômenos exigem atenção e, o ideal, é procurar refúgio e não ficar exposto ao vento porque a tempestade carrega sujeira, cinzas, fios, placas, troncos, etc.