Na última sexta-feira (12), uma técnica de enfermagem foi flagrada em vídeo fraudando uma vacina contra a covid-19. O caso aconteceu em Niterói, durante um drive-thru organizado pela secretaria municipal de saúde.
A família de um idoso, de 90 anos, filmou a cena e percebeu pouco tempo depois que a vacina não havia sido aplicada. O vídeo mostra que a técnica de enfermagem chega a furar o braço do idoso, mas não aperta a seringa.
Pouco tempo depois, uma equipe da prefeitura esteve na casa do idoso e efetuou a vacina adequadamente. A técnica foi afastada de suas atividades e um inquérito foi aberto. Para a polícia, ela relatou cansaço como justificativa do erro.
A justificativa, no entanto, não convenceu o delegado do caso. “Rozemary, agindo de forma livre e consciente, deixou de aplicar a vacina contra covid-19 no idoso, com o intuito de desviar o imunizante em proveito próprio ou alheio”, afirma Luiz Henrique Marques Pereira.
A técnica foi indiciada por crime de peculato, que é quando um funcionário público se apropria de algum bem ao qual tem acesso pela função que desempenha, e infração de medida sanitária preventiva. No caso dela, a polícia acredita que a intenção era se apropriar da vacina.
Em várias outras partes do país, famílias tem filmado a vacinação de idosos e casos de falsas aplicações tem sido cada vez mais recorrentes e polêmicos. As autoridades recomendam que seja feita denuncia.