Talibã anuncia ‘Anistia Geral’ e faz apelo para que mulheres voltem as ruas

Volta ao “normal” não será fácil.

O Talibã voltou ao poder no Afeganistão e tem tentado convencer a população de que as coisas serão diferentes do que foram na década de 90. No entanto, as demonstrações de mudança não parecem convencer grande parte da população.

O principal medo dos homens é ser considerado desleal ao regime, o que pode terminar em grandes punições que incluem até a execução pública. Já as mulheres estão aflitas com a perspectiva da perda de direitos. Prometendo “Anistia Geral” e a manutenção dos direitos das mulheres, o Talibã apelou para que a população volte as ruas.

De 1996 à 2001, o Talibã comandou o Afeganistão com mão de ferro. Execuções e apedrejamentos públicos eram comuns e as regras eram muitas, rígidas e ultraconservadoras. Naquele período, mulheres não podiam estudar, trabalhar ou sequer sair de casa sozinhas (sempre sendo exigida a presença de um homem da família).

Aos poucos, a vida em Cabul vai voltando ao “normal”, com a retomada dos postos de trabalho. Hoje algumas lojas abriram e os trabalhadores tem tentado retornar as ruas. As mulheres, no entanto, seguem com medo.

O Talibã, por sua vez, tenta convencer a população de que o governo desta vez será mais moderado. Em comunicado, pediu que todos “devem retomar sua vida cotidiana com total confiança”.

Os próximos dias serão decisivos para a população e para o governo Talibã, que não enfrentou nenhuma resistência na retomada do poder no país.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.