Suzane von Richtofen foi condenada por ter planejado o assassinato de seus próprios pais. O crime é um dos mais chocantes e conhecidos do Brasil. Ela foi condenada a 39 anos de prisão. E mais recentemente, recebeu o benefício de conseguir frequentar a faculdade, após ter sido aprovada.
Com isso, Suzane está utilizando o transporte público para se deslocar da prisão até a faculdade. Ela está estudando no curso de biomedicina. Alunos e outras pessoas que estavam frequentando o transporte público se depararam com a presa famosa embarcando no ônibus.
Em meados de setembro, ela recebeu permissão da justiça para frequentar a faculdade. Desde que havia começado as aulas, Suzane estava utilizando de aplicativos de transporte, acompanhada de seus advogados, para se locomover. Porém, agora, parece ter optado pelo transporte público.
Ela tem autorização para deixar a prisão entre o período das 17h até às 23h45.
Inicialmente, Suzane estava utilizando tornozeleira elétrica. Contudo, a justiça determinou que o equipamento seria utilizado apenas nos primeiros 30 dias. Para justificar, a justiça alegou que Suzane já saiu em 24 saídas temporárias e retornou em todas elas.
Suzane está entre os 263 presos que foram aprovados para concorrer uma vaga nas faculdades, devido a ter obtido uma nota mínima no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesta versão do vestibular, se é aplicado uma prova específica para pessoas que se encontram com a liberdade restrita.