Na região de Recife, Pernambuco, uma escola estadual acabou indo parar no noticiário após um episódio de surto coletivo ter afetado mais de vinte alunos. Se trata da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM). A escola fica localizara em um bairro da zona norte.
Por volta das 15h30, após os alunos terem realizado suas refeições, uma crise generalizada se iniciou na escola. Os alunos começaram a ir um por um deitando no chão, chorando muito, suando e apresentando temores. Alguns até mesmo desmaiaram devido ao pânico que foi sentido no momento.
Em pouco tempo, a situação saiu do controle e a direção da escola precisou agir de forma rápida, se preocupando em acionar ambulâncias. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel) enviou oito viaturas, entre elas, uma se tratava de uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e duas motos com atendimento prioritário.
Dezesseis profissionais foram mobilizados para conseguir conter o surto. Os pais foram avisados do que estava acontecendo e resolveram ir para o local, assim aumentando ainda mais toda a confusão instaurada.
Os alunos teriam dito que a causa da crise generalizada foi por conta da semana de prova. Após dois anos de aulas online, alguns alunos teriam entrado em pânico com a chegada das avaliações e isso acabou criando um fenômeno de histeria coletiva.
O fato gerou preocupação em muitos que ressaltaram a importância de se cuidar da saúde mental dos jovens após anos de pandemia.