Surfistas e banhistas entraram em choque durante a tarde de ontem, em Gold Coast, na Austrália. Um surfista foi atacado e morto por um tubarão na praia, conhecida como uma das mais seguras do país.
Acontece que Gold Coast, por ser uma praia central e turística, conta com um sistema de redes que foi projetado para impedir a invasão de animais perigosos. O problema é que um deles conseguiu saltar o equipamento e entrar na área supostamente protegida.
Assim como Gold Coast, outras 85 praias também contam com o mesmo sistema. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento do incidente. As imagens foram feitas de longe, mas é possível notar o surfista sendo arrastado.
Nick Slater, aos 46 anos, foi retirado da água por surfistas mas já estava sem vida. Os colegas não puderam fazer nada para impedir o acidente, realizado por um tubarão-branco. A vítima só foi resgatada quando seu corpo ressurgiu na superfície.
O último ataque fatal de tubarões no país aconteceu em 1958, quatro anos antes de serem instaladas as redes de proteção em várias praias. Ainda assim, a Austrália é um dos países com maior número de ataque de tubarões do mundo.
Testemunhas contam que a cena foi assistida com perplexidade por muitas pessoas, que não acreditavam no que estavam vendo. Slater chegou a ser socorrido por uma equipe de resgate, que chegou ao local rapidamente, mas já era tarde.
A 46-year-old Australian surfer died after being attacked by a shark on a popular Gold Coast beach, the first fatal shark attack on the beach in more than 60 years https://t.co/T2QMtzdjOG pic.twitter.com/T0IP8wrkkn
— Reuters (@Reuters) September 9, 2020