Edcarlos é caminhoneiro e um dos sobreviventes da tragédia que ocorreu na BR-376, na região de Guaratuba, localizada entre Santa Catarina e o Paraná. O trabalhador estava indo em direção ao sul do país, quando presenciou o deslizamento e conseguiu sair com vida.
Edcarlos contou que o trânsito estava alterando entre fluir normalmente e parar. Em certo momento, ele escutou um barulho.
“Desliguei o caminhão e de repente só escutei o estalo, olhei e falei ‘Jesus’. Só deu tempo de eu segurar no volante com força. Me jogou em cima de outro caminhão, mas no outro não aconteceu nada, que seguiu”, relatou.
O caminhoneiro contou que desceu correndo, conseguiu pegar uma carona para voltar e chegou em um posto.
Nesta quinta-feira, dia 1 de dezembro, Edcarlos foi até o posto da Polícia Federal e reencontrou o seu caminhão. Ao ver o veículo, não conseguiu segurar suas emoções e chorou. O seu caminhão ficou coberto de pedaços de árvores e de muita sujeira.
Ele ainda disse que se arrepiou ao ver o veículo e que realmente se tratou de um livramento.
O sobrevivente comentou que chegou a ver dois carros de passeio sendo arrastados pela avalanche de terra. O caminhoneiro acredita que eles estão soterrados.
O caminhão de Edcarlos é o da marca Fontanella, com as cores verde e branco. Por pouco, o seu veículo não chegou a ser soterrado.